Siga o @canaltech no instagram

China libera foto panorâmica do lado afastado da Lua, tirada pela Chang'e 4

Por Patrícia Gnipper | 11 de Janeiro de 2019 às 09h40

A China segue marcando seu nome na história da exploração espacial com a missão Chang'e 4, a primeira do mundo a pousar uma nave no lado afastado da Lua, o que aconteceu no início de janeiro. Agora, a agência espacial chinesa liberou uma foto panorâmica do hemisfério lunar que nunca pode ser visto daqui da Terra.

A imagem foi liberada nesta sexta (11) pelo Chinese Lunar Exploration Project (CLEP — o escritório chinês de exploração lunar) no Weibo, sendo replicada no Twitter de YE Quanzhi, pesquisador da Caltech. A missão Chang'e 4 levou um lander e um rover chamado Yutu-2 ao lado afastado da Lua, com o rover sendo equipado com instrumentos como um radar de penetração lunar (para estudar a composição da superfície).

Na foto, vemos o módulo de pouso (lander) atrás do rover, que já está percorrendo o terreno lunar em sua missão.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A imagem foi enviada para a Terra pelo satélite de retransmissão Queqiao, posicionado em um local estratégico entre as órbitas da Lua e de nosso planeta justamente para permitir a comunicação da Chang'e 4 com os cientistas chineses, uma vez que a comunicação direta com o lado afastado da Lua não é possível.

O lander fez a fotografia logo depois de o Yutu-2 "acordar", no dia 4 de janeiro, e a transmissão bem sucedida mostra que tudo está funcionando nos conformes, tanto a câmera e o rover, quanto o satélite de comunicação.

Fonte: Twitter/YE Quanzhi

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.