Siga o @canaltech no instagram

Lenovo lança óculos de realidade virtual voltados para empresas

Por Felipe Ribeiro | 15 de Maio de 2019 às 08h47
Chris Velazco / Engadget
Tudo sobre

Lenovo

Saiba tudo sobre Lenovo

Ver mais

A Lenovo continua lançando produtos para segmentos além dos PCs, smartphones e outros aparelhos. Desta vez a incursão é na área corporativa, com o anúncio de um ecossistema de realidade mista voltado para empresas, o ThinkReality.

O sistema foi dividido em duas partes: os óculos propriamente ditos e uma plataforma de software. O ThinkReality A6 é um confortável dispositivo de 380 gramas com duas câmeras olho de peixe na frente, além de sensores de profundidade e um sensor RGB de 13MP. Há, também, microfones internos para comandos de voz e uma ferramenta que detecta para onde o usuário está olhando para otimizar a resolução ou a navegação.Também será possível interagir com seus ambientes virtuais usando um controlador 3DoF. O A6 pode durar até quatro horas com sua bateria de 6.800mAh, além de ele também poder ser usado durante o carregamento.

Os óculos se conectam a uma caixa de computação do tamanho de um SSD, que contém um SoC Snapdragon 845 executando uma plataforma baseada no Android. Um chipset Intel Movidius alimenta a guia de ondas óticas e cada olho no A6 oferece um campo de visão diagonal de 40 graus e resolução de 1080p. Por comparação, o HoloLens 2, da Microsoft, usa um chipset Snapdragon 850 e conta com dois displays MEMK de 2K. A Microsoft também comprime todos os componentes de computação no headset em vez de em uma caixa separada.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Chris Velazco / Engadget

O uso do aparelho pode ser feito em uma espécie de cinto ou com uma braçadeira, o que deve facilitar a movimentação em um ambiente de trabalho. A Lenovo alega que este é "um dos mais leves óculos de RA da sua classe".

No ambiente corporativo

O que torna o ThinkReality mais do que apenas um aspirante a HoloLens é a plataforma de software que a Lenovo está lançando. Um porta-voz da empresa disse ao Engadget que "a intenção por trás do software é fornecer às empresas a capacidade de criar seus próprios aplicativos de RA para situações como treinamento ou simplificação de fluxos de trabalho em ambientes".

Chris Velazco / Engadget

Com a plataforma ThinkReality, os usuários podem "fixar, interagir e colaborar com informações digitais 3D no mundo real", segundo a empresa. O sistema será aberto e com suporte à nuvem, o que significa que funcionará com o Amazon Web Services e o Microsoft Azure. A Lenovo também disse que outros óculos de realidade mista também poderão ser utilizados na ferramenta.

A empresa não compartilhou quanto custará o A6, mas disse que ele chega ao mercado ainda neste ano de 2019. Empresas que possuem contas corporativas iniciais com a Lenovo já podem testar o ThinkReality.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.