Como instalar o Windows 8.1 a partir de um pendrive

Como criar um pendrive bootável com o Windows 8.1? Às vezes precisamos deste sistema já antigo para alguma finalidade específica, como testes, para aprender mais sobre ele, ou mesmo para instalá-lo em uma máquina virtual, que é capaz de rodar um sistema operacional completo dentro de outro. Também é possível rodá-lo dentro de uma distro Linux, por exemplo. Mas será que ainda é possível instalar o Windows 8.1 na máquina?

É possível sim, e mostramos como fazer o download dessa versão utilizando o Windows ISO Downloader, que permite baixar versões mais antigas do sisema operacional. Além do Windows 8.1, é possível fazer o download o Windows 7, Windows 8 e do Windows 10, neste caso sendo bastante simples. Mas no caso do Windows 8.1, ainda é possível fazer o download pelo próprio site da Microsoft, como veremos adiante.

Baixando o Windows 8.1

O primeiro passo é ir até o site oficial da Microsoft e selecionar a versão desejada. Ao confirmar, o site perguntará o idioma desejada (selecionamos Português (Brasil) como exemplo).

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Em seguida, selecione a arquitetura do seu computador (32/64 bits).

Confirmando novamente, o download iniciará. Pode demorar um pouco, já que se trata de um arquivo com 4 GB de tamanho.

Gravando o sistema no pendrive

Agora temos que gravar o arquivo .iso que baixamos em um pendrive. É importante usar um pendrive com pelo menos 8 GB de capacidade.

O programa mais comum para gravar a ISO do Windows 8.1 em um pendrive é o Windows USB/DVD Download Tool, da própria Microsoft. Depois de baixá-lo e executá-lo, basta seguir as seguintes 4 etapas:

  1. Selecionar o arquivo ISO (o que baixamos)
  2. Escolher se gravará em um pendrive ou em um DVD (escolhemos o pendrive)
  3. Escolher o pendrive que será utilizado
  4. Clicar em “Begin copying” (na versão em inglês) e esperar o programa gravar a ISO no pendrive
Etapa final do Windows USB/DVD Download Tool.

Quando finalizar o processo, basta iniciar a máquina, selecionar o pendrive com o Windows 8.1 como boot primário e instalar o sistema.

Alternativamente, você pode usar o Rufus, que usa um procedimento semelhante.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.